ABERTO de JAN à DEZ das 7h ÀS 19h

MATUTINO | VESPERTINO | INTEGRAL 

Rua João dos Santos Areão, 24 - Santa Mônica | Florianópolis, SC

48 3025.3325 | contato@cubomagicoescola.com.br

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

Cubo Mágico Escola de Educação Infantil®. Abordagem Reggio Emilia.

Arquitetura: "O espaço como um terceiro educador”. As escolas da rede Reggio são construídas de modo a favorecer o diálogo e o conhecimento compartilhado das crianças. Para tanto, os ambientes ou espaços relacionais – que permitem que a escola acesse o exterior e vice e versa – estimulam a construção de diversas perspectivas e pontos de vista, consentindo às crianças uma pluralidade de experiências sensoriais. A estética (ordem e beleza) e arquitetura (transparência e entrada de luz natural) das escolas, são pensadas como elementos de qualidade do conhecimento, a partir de uma estrutura planejada que permite a conexão das crianças entre si, com a equipe pedagógica e com a área externa, em um estímulo constante ao contato com a natureza e seus elementos.

 

Pedagogia da Escuta: “Escuta como um ato de respeito e amor”.  A criança é competente e suas manifestações precisam ser escutadas com sensibilidade e atenção. Nessa perspectiva, o currículo não é aquele que está pronto antes mesmo de se conhecer as crianças; que se traduz em uma série de “atividades” prontas que vão sendo aplicadas progressivamente; que já está posto e cabe ao educador apenas aplicá-lo. Currículo vai sendo construído no dia-a-dia, junto com os pequenos, considerando quem são, o que sabem, o que lhes interessa descobrir e como pensam o mundo.

 

Ateliê de Arte: “A arte como ferramenta para construção do processo de conhecimento”. O Ateliê é um local de provocação, que promove o prazer de aprender com e por meio de diferentes tipos de materiais e  ampara o pensamento inovador. Espaço onde as linguagens expressivas e poéticas florescem e tornam a experiência de ensino aprendizagem rica e integral. Pincéis, tintas, papéis, elementos naturais, argila, barbante, luzes e sombras se conectam, se transformam e comunicam os pensamentos e sentimentos das crianças.

Documentação: “Tornando visível a aprendizagem”. Exibição de registros e documentos (fotos, trabalhos, falas, vídeos) da produção e aprendizados da criança como forma de comunicação, servindo para: 1) Oferecer as crianças uma “memória” concreta e visível do que disseram, e fizeram, a fim de servir como um ponto de partida para os próximos passos na aprendizagem. 2) Oferecer aos educadores uma ferramenta para pesquisas e uma chave para melhoria e renovação contínua. 3) Oferecer aos pais e ao público informações detalhadas sobre o que ocorre nas escolas, como um meio de obter suas reações e apoio.  

ELEMENTOS