ABORDAGEM REGGIO EMILIA

A abordagem Educacional de Reggio Emilia de origem italiana, é uma proposta de Escolas para crianças pequenas, nas quais o potencial intelectual, emocional, social e moral de cada criança é cuidadosamente cultivado e orientado. O principal veículo didático envolve a presença dos pequenos em projetos envolventes, para a investigação e a inventividade da criança, realizados em um contexto belo, saudável e de pleno amor, resultando em um espaço educador diferente, de sensações de bem estar e segurança, percebido como a “atmosfera especial de Reggio”.

A abordagem pedagógica de Reggio Emilia  valoriza a representação simbólica – artes, pintura, música – como ferramentas primordiais no aprendizado. A estrutura física da escola também é pensada na busca de um ambiente educativo e lúdico, fazendo com que o espaço seja considerado “um terceiro professor”.  Partindo do pressuposto de que a criança nasce com as suas “cem linguagens”, a pedagogia da Reggio Emilia assume que os adultos têm como tarefa prioritária, a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança, observada e atendida em sua individualidade.

Escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia, Italia:              Reggio Emilia: História e Filosofia: